Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Skecth to 3D



A um tempo atras (uns 10 a 12 anos), a expectativa era se iria existir a necessidade de se usar papel no futuro, em respeito a design isso não chegava a ser uma incógnita, já que a maior questão não era a tecnologia dos touchs mas a capacidade que eles teriam de acompanhar nossos movimentos e traços.
    Uma ferramente muito usada e que consegue garantir o traço do criador é o Programa sketchbook pro da Autodesk. O sonho de toda a pessoa que usa uma ferramenta em 3D é conseguir a mesma facilidade e intuição para a criação de superfícies e modelos, o que facilitaria a construção de uma primeira visualização, do que chamo de Moke-up virtual, e poder tirar conclusões mais assertivas do produto/projeto que esta surgindo.
    O maior problema, em relação ao 3D, não diz respeito a ferramenta em si, mas a capacidade da pessoa perceber as vistas do seu projeto e corri-gilas de acordo com as necessidades, já que, como o próprio Escher nos prova o tempo todo, o desenho em 3D em uma superfície 2D é algo que pode enganar os olhos, desta forma, o maior problema esta em quem não consegue entender que os programas em 3D possibilita justamente isso, o entendimento por completo da forma.
    Conversa vai, conversa vem, ha mais ou menos 1 ano e meio atras, surgiu na internet o vídeo de um programa que pode mudar o conceito de sketch e 3D, o ILoveSketch, basta ver o vídeo ao lado e entender o porque falo isso. Ainda é um conceito em estudo, pelo que tudo indica, esta apenas na versão Beta, mas o incrivel é que se utiliza de uma tecnologia que estamos vendo a todo o momento, principalmente em video games como Wii, Playstation 3 e Xbox 360, ou seja, não nos adaptaremos mais ao controle mas eles serão extensões de nossos corpos da onde o que mais vai importar é o gesto e não a decoreba de sequencias de comandos ou combos.
    O pessoal que usa o autocad é que vai odiar, já que conheço inúmeros amigos e colegas de trabalho (só que no Caso Arquitetos) que não usam o mouse para fazer um desenho eles vão direto para a linha de comando, é quase que como um programador, que pode fazer um desenho de um personagem apenas digitando linhas de comando... meio NEO (matrix)
    Bom, é isso, agora é Torcer para ver aonde chegamos. Há, existe um softweare bem simples mas muito interessante que através do teu traço te permite fazer objetos em 3D bem simples o Nome é TEDDY. Já brinquei com a versão beta e é bem promissor, pelo que tudo indica foi desenvolvido por um Pai para seu filho poder desenhar e já ter seu personagem em 3D na hora (por isso o Nome Teddy "Bear").

Hulk Giannelli 





Nenhum comentário:

Postar um comentário