Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pergunto a Vocês!!!

questão: Numa era de Cultura da Convergência, o que é fazer um produto da Convergência?

Muitos teóricos como Henty Jenkins estão mudando a forma de ver os produtos. O que muitos acreditavam ser uma tendência de os produtos se tornarem um único, conhecido como teoria do "Black Box" esta caindo, para surgir uma nova discussão, aonde a pauta esta em fazer sim diversos produtos, porem para necessidades de convivência diferentes, ou seja, o Lep que vc usa no trabalho, não necessariamente sera igual ao que vc usa para diversão, porem todos tem que conter esta cultura da Convergência, o que na web é conhecido como WEB 2.0.

Eco-lógicos


"Os melhores negócios no mundo são os melhores negócios pro mundo."
 Frase da propaganda do Santander (2010)
  Não adianta eu fugir deste fato, por mais que pareça piegas de mais esta frase me fez pensar bastante. Ate porque acredito que ela resume o pensamento atual. Ainda mais quando a trago pra dentro de meu cotidiano, de minha área de atuação, o Design de Produto.
Fazer um projeto melhor realmente é pensar em como ele ira impactar em todas as etapas aos quais ele esta envolvido, ou seja, desde sua concepção ate o descarte. Acredito que esta frase resumiu, de maneira objetiva, a teoria de Cradle to Cradle, de ciclo de vida do produto.
Se fizermos um esforço e trocar as palavras "negócios" por alguma outra, por exemplo, projetos, a frase continua com sentido bem forte. Interessante, pois a grande sacada da construção da frase esta nas ligações "no" e "pro", pois uma remete a inserção de algo NO mundo, ou simplesmente, como gostamos de falar, mais um produto NO mundo, e a outra faz pensar se é realmente algo valido para o mundo, ou melhor, "PRO" mundo.
Por mais incrível, ou banal que pareça fazer algo "NO" parece ser fazer por fazer, pois ele não leva você a pensar diretamente aonde esta inserindo, ao contrario de "PRO", já que para responder a uma pergunta bem simples você se sente na obrigação de inserir o contexto.
Resumindo, um determina apenas onde estará o produto/projeto e a outra para quem é este produto/objeto, o forçando a pensar sobre a real necessidade do produto/objeto PRO mundo.


Analise: Hulk Giannelli