Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 12 de março de 2010

Cultura da Convergência -design de Produto e Visual

Estou em um processo de descobertas. Apos ter saido do escritorio Nódesign, ao qual fui um dos 4 sócios fundadores e permaneci la por 10 anos, uma reviravolta de informações me surgiram de uma forma quase que automática.
Ainda continuo firme e forte na condição de Design De Produto, o que posso dizer ser a minha grande paixão, mas hoje sou gestor de projetos de uma agencia de TRANSMIDIA, (erroneamente falando uma agencia que faz sites com integração de sistema de cultura da internet, ou mídias sociais).
Ja estou na minha quarta literatura sobre o assunto, e posso dizer, ate como professor do IED, que não existe produto sem conteúdo informativo, ou seja, por mais que vc faça uma cadeira ela diz algo sobre seu lugar na historia.
O Ultimo livro que li a respeito deste movimento de massa, conhecido popularmente como Mídias Sociais, foi o "A Galáxia Da Internet" de um dos maiores pensadores da area, o autor Manuel Castells. O assunto flutua sobre como chegamos ate a Era da Informação...que é o estado atual da cultura humana.
Porem algo mais surpreendente me aconteceu, no livro que leio neste momento, esta mostrando um panorama do momento que vivemos a caminho do futuro e como a mídia esta lidando com isso. O livro "CULTURA DA CONVERGÊNCIA", do autor Henry Jenkins, mostra fronteiras culturais e de tendência muito mais claras e que deixam rastros de suas futuras evidencias. O mais interessante é que muitas coisas do que achavamos tendencia, principalmente sobre existir um único produto (Black Box) que fizesse tudo, a realidade, no |Ponto de vista de Nós designers de Produto, é que surgirão diversos aparelhos que poderão fazer as mesmas funções.....
Não vou falar muito mais sobre isso aqui neste post, pois quero fazer uma resenha analitica de cada um dos livros começando com A Galaxia da Internet... (isso sim é ser funcional)