Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Greenpeace X Mario Bros.

Em meados de 1991, junto com o lançamento Brasileiro do Genesis, ou melhor, MegaDrive, chegou ao mercado o jogo que ganhou premios em graficos e enrredo, contando a historia de um Porco Espinho que devia salvar a natureza contra as forças do mau e o avanço da tecnologia desenfreada... O SONIC da SEGA.
Mais ou menos 10 anos antes surgia um personagem, ainda sem nome, presente em um jogo intitulado Donk Kong, e que rapidamente se tornou o personagem mais conhecido no universo dos videogames e mesmo fora dele, o MARIO. O personagem surge em uma epoca aonde a discução do meio ambiente ou (ECOLOGIA) era algo quase que inesistente. Uma decada aonde o consumo e a utilização de materias primas era desenfreado, mas como seria se surgisse na decada de 90.

O fato é que Mario, é a contradição da conciencia ecologica, se fosse levar a uma analise filosofica de sua existencia, poderiamos dizer que ele é a prova de como o homem se acha superior. Afinal, ele sai pela floresta matando tartarugas, cogumelos, plantas etc., mas o que falar do amigo TOAD, o cogumelo...simples, ele é uma forma trangenica com pernas e braços. Fora isso em muitos jogos da serie, inclusive o novo Mario Bros. Wii ele se disfarça de bichinho para enganar os outros bichinhos... seria tragico se não fosse comico.
De certa forma o Sonic esta muito mais alinhado ao discurso do que o Mario, que por sinal se desloca entra os "mundos" por meio de canos (representação simbolica da erstrutura organizada que o homem cria. Sera que Mario seria assim se viesse junto ao Sonic.. eu acho que não. Inclusive teriam varios pais que criticariam a postura do personagem e tentariam proibir sua existencia.
Posso falar horas a fio sobre varias coisas, como por exemplo, os itens que ele "consome" vamos la:

1- Cogumelo Vermelho: referencia a cha de cogumelo? Afinal ele toma e se transforma em um individuo melhor mais forte e dobro de tamanho.

2- Cogumelo Verde: Ganha uma vida a mais, dando ele a possibilidade de tentar de novo, ou seja, eu posso morrer que eu tenho outra chance.

3- Estrelas: Alem da imortalidade apologia ao LSD, pois ele fica piscando como se estivesse alucinado, fora ser indestrutivel alem de acelerar a sua velocidade.

Alem de varios outros, itens, mas na realidade eu adoro a personagem e sua historia. Afinal ele surge como um salvador da princesa, que na epoca era apenas uma donzela em apuraos contra o Donk Kong, apologia direata a King Kong...afinal estou falando de 1982, epoca da gravação do novo filme de King Kong. Fora que sendo criado por um japones fica ate mais facil de entender a relação, lembrando sempre que a primeira versão de King Kong ele Briga com o Godizila, figura mitica do universo Niponico...no mais +.