... continuando, sobre o assunto da mãe gravida de Gemeos, que tem que saber o que pergunta para saber a resposta e nos dar a possibilidade de pegarmos os dados corretos do espaço amostral, eu, particularmente me questionei sobre uma coisa que acho bem curiosa:
Porque tem mais Mulher do que Homem no Mundo, se as chances de nascerem são de 1/2 para cada, ou seja, ou nasce homem ou nasce mulher, tendo um espaço amostra de (Menino) ou (menina), 2 ou seja 1/2...
Porque esta errado pensar desta maneira, ja que o espaço amostral para se ter menino e menina esta no que define o sexo do bebe e não no fato da mãe estar gravida, ai caímos na questão dos CROMOSSOMOS.
Se levantarmos as questões do cromossomos temos dois tipos "X" e o "Y", que devem estar unidos para termos a definição do sexo do bebe, portanto nosso espaço amostral fica: (X-X)(X-Y)(Y-X)(Y-Y), correto...?
Não, pois resta sabemos que o ovulo, ou a mãe so produz o XX podendo doar somente o X e o Pai o XY podendo doar X ou Y:
* Fêmeas: Apresentam em suas células somáticas um número par de cromossomos do tipo XX e produzem apenas um tipo de gameta, com cromossomo X
* Machos: Apresentamem suas células somáticas um número par de cromossomos do tipo XY e produzem dois diferentes gametas, X e Y.
Desta forma eliminamos a possibilidade do YY, pois não existe, restando apenas XX ou XY.
Ou seja, meu espaço amostral se reduz a 3 possibilidade: XX, XY ou YX, desta maneira temos:
1/3 - de possibilidade de Nascer Mulher
2/3 - De Possibilidade de Nascer Homem
Etão porque as Noticias Falam que existem mais Mulheres do que Homens no Mundo? Eu não consigo chegar a uma resposta, já que minha analise leva a crer na possibilidade de 2/3 de homens para 1/3 de mulheres. Possivelmente estou fazendo a pergunta errada!
A resposta que encontrei é curiosa:
"No mundo nascem mais mulheres ou homens?
por Yuri Vasconcelos
alterar tamanho da fonte
diminuir tamanho da fonte
aumentar tamanho da fonte
Em média, nascem cerca de 105 homens para cada 100 mulheres. A explicação para esse desequilíbrio está na maior mobilidade dos espermatozóides que carregam o cromossomo Y, que define o sexo masculino. O curioso é que estudos científicos recentes revelaram que, numa ejaculação média, existem mais espermatozóides com o cromossomo X, que determina o nascimento de meninas, do que com o Y. Mas, como os espermatozóides "fêmeas" são mais lerdos, suas chances de fertilizar o óvulo são menores, abrindo caminho para o nascimento de mais homens. Esse descompasso inicial, no entanto, é amenizado ao longo da vida. "Existe maior mortalidade de homens em relação a mulheres desde o nascimento, principalmente entre os 18 e os 35 anos", explica a demógrafa Cíntia Simões Agostinho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A conseqüência disso é que a média da população global é de 101 homens para 100 mulheres. E, em muitos países, inclusive no Brasil, há mais mulheres do que homens."
fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/pergunta_287752.shtml
Revista Mundo Estranho.
"Desta forma eliminamos a possibilidade do YY, pois não existe, restando apenas XX ou XY.
ResponderExcluirOu seja, meu espaço amostral se reduz a 3 possibilidade: XX, XY ou YX, desta maneira temos:
1/3 - de possibilidade de Nascer Mulher
2/3 - De Possibilidade de Nascer Homem"
TOTALMENTE ABSURDO O QUE VOCÊ DISSE, A MULHER SEMPRE VAI DAR O "X", O HOMEM TEM DOIS, "X" E "y", ENTÃO É 50% DE CHANCES DE NASCER HOMEM E 50% MULHER. SOMENTE SED HOUVESSE 2Y E UM X QUE TERIAMOS ESSA PROPORÇÃO QUE VOCÊ DISSE, MUITO CUIDADO COM O QUE ESCREVE, MUITAS PESSOAS PODEM CAIR NO ERRO POR ESSA INFORMAÇÃO.