Visualizações de página do mês passado
terça-feira, 16 de março de 2010
LIVRO - Cultura da Convergência
Aqui entramos em uma parte curiosa do livro, pois a partir deste capitulo o autor, mostra através de cases, sobre programas de TV e Filmes, as relações, não só dos espectadores sobre os shows, mas como elas influenciam de forma, muitas vezes, deterministas o encaminhamento do produto.
No caso deste capitulo, o estudo cai sobre um programa de Reality Show conhecido como SUVIVOR, um grande sucesso nos EUA (e no mundo) aonde as comunidades de Mídias Sócias com seus fãs tem uma influencia marcante na serie.
Basicamente é retratada uma historia de um spoiler (como se fosse um fã), o ChillOne, quem em uma de suas aparentes viagens descobre o local aonde ocorre o reality e através de inferências e deduções ele cria uma lógica construtiva de como o show deve se comportar ate o fim da temporada. O show é muito parecido com que conhecemos aqui no Brasil como Big Brother Brasil (BBB), aonde ocorrem algumas provas e as pessoas podem ser eliminadas. Esse tal de ChillOne se torna uma figura tão poderosa que influencia toda a temporada e recai sobre ele algumas especulações sobre o quanto realmente ele é um spoiler ou é um "agente infiltrado" da própria emissora para causar esses acontecimentos. O fato é que a emissora e o próprio ChillOne negam até um ponto em que há embates jurídicos. Até hoje ninguém sabe a verdade, e possivelmente nunca saberemos, a não ser que la pelos 80 anos o ChillOne resolva escrever um livro de memórias.
Mas talvez o comentário mais inusitado é que existe uma linha tênue entre o que o publico deseja saber e mesmo assim continuara a acompanhar a serie e o que vai ser um grande estraga prazer. Hoje os diretores e idealizadores têm que pensar em tudo isso. Geralmente sabemos como começa mas não como termina.
Não é por acaso que cada vez mais as TV´s abertas estão investindo em programas de uma dinâmica espontânea, o que conhecemos como "IMPROVISO", aonde o próprio publico participa da temática e do show. Não só em shows, mas na vida cotidiana temos que nos mostrar capazes de agir com improviso.
analise: Hulk Giannelli
Marcadores:
LIVRO-Cultura da Convergencia
Assinar:
Postagens (Atom)